Logo Dr Alexandre Cardoso
Siga nossas redes sociais:

GELO E ÁGUA QUENTE

Os dois têm função anti-inflamatória, mas devem ser aplicados em situações diversas. Normalmente o gelo é usado nas inflamações do sistema osteoarticular, como a bursite, tendinite, as artrites. Já a água quente é utilizada principalmente em 72 horas pós um traumatismo para a absorção do hematoma, nas contusões musculares também 72 horas após a lesão e nas cólicas dos bebês. Aprenda a usar gelo e água quente.

A utilização do gelo e água quente causa sempre algumas controversas para as pessoas que não estão habituadas. Primeiro, os dois são anti-inflamatórios, mas evidentemente um tem a função de contrair veias e artérias e o outro, a função de dilatar.

Por exemplo, nas primeiras 24h ou 48h de qualquer pancada, ninguém tem dúvida que a colocação de gelo diminui a hemorragia interna. Essa é a fase do derramamento de sangue, que, apesar de não poder ser observado a olho nu, fica evidente alguns dias depois, quando se forma o hematoma roxo. 72 horas após a pancada, o indicado é usar água quente para absorver o hematoma.

Nas inflamações osteoarticulares, bursites, artrites, tendinites e conjuntivites, o gelo é o anti-inflamatório mais indicado.

Na distensão muscular, após uso de gelo por 72 horas na fase de derramamento de sangue, a água quente pode ser utilizada para absorver o sangue intramuscular. Em crianças que sofrem de cólicas, a água quente pode ser utilizada para diminuir contraturas no intestino. Você também pode usar água quente em algumas artroses, mas no meu entendimento a preferência sempre é do gelo. Gelo e água quente devem ser aplicados em situações específicas. A utilização incorreta pode levar a piora do quadro. Um exemplo clássico de erro é usar água quente nas bursites no ombro. Se isso ocorrer, a dor ganha intensidade, pois a dilatação do líquido das bolsas que existem nas articulações é estimulada. Damos o nome de bursite à inflamação dessas articulações.