TERMÔMETRO, APARELHO DE PRESSÃO E OXÍMETRO
Esses três aparelhos são importantíssimos. O ideal é que você tenha todos em casa. O termômetro é utilizado para medir a temperatura, no caso de febre. O aparelho de pressão serve para medir a pressão arterial, e indicar, por exemplo, se a dor de cabeça é consequência de pressão alta. O oxímetro tem a função de medir o batimento cardíaco e a saturação. A saturação é o oxigênio que entra em cada hemácia que passa no pulmão. Se a saturação estiver baixa, o pulmão não está oxigenando bem o sangue. Na COVID, o oxímetro foi muito utilizado.
GELO E ÁGUA QUENTE
Os dois têm função anti-inflamatória, mas devem ser aplicados em situações diversas. Normalmente o gelo é usado nas inflamações do sistema osteoarticular, como a bursite, tendinite, as artrites. Já a água quente é utilizada principalmente em 72 horas pós um traumatismo para a absorção do hematoma, nas contusões musculares também 72 horas após a lesão e nas cólicas dos bebês. Aprenda a usar gelo e água quente.
CANNABIS, CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E ANVISA
No último dia 11, o Conselho Federal de Medicina (CFM) editou resolução restringindo o uso da Cannabis Medicinal. Para o tratamento de determinadas patologias, o médico está proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) de utilizar a Cannabis Medicinal, que tem apresentado resultados excepcionais em diversas pesquisas de universidades reconhecidas no mundo. Estranhamente, isso vai de encontro com a liberação da ANVISA, órgão federal que autoriza o uso de medicamentos. Não pode haver proibição caso o médico considere essencial para o enfrentamento da patologia no seu paciente.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Hoje nós temos um avanço no diagnóstico do Autismo em virtude das pesquisas e do amplo debate sobre a patologia. A incidência do transtorno na sociedade varia, podendo ser de 1 para 50, 1 para 60 ou até 1 para 100 pessoas. Eu trabalho com 1 para 60. O autismo leve, que antes ficava desapercebido nos recém-nascidos, hoje já começa a ser diagnosticado.